Prevenção do seu auto

Q?

Câmbio e Embreagem

A.

Seu câmbio também tem óleo e tem que ser verificado, siga sempre a recomendação do fabricante, caso essa informação não esteja visível é recomendado a troca a cada 30.000 km. Caso perceba algum tipo de vazamento seja no cambio ou não procure imediatamente a Garage Web para conserto pois os danos poderão ser sérios.

Evite trancos durante as trocas de marchas para não estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem. E nunca use o pedal da embreagem para descanso dos pés isso irá aumentar o desgaste da embreagem.

Q?

Para que serve o óleo do motor?

A.

Além de lubrificar, o que reduz o atrito e diminui o desgaste dos componentes internos do motor, o óleo do motor atua:

Refrigerando, evitando a fusão interna do motor;
Transmitindo energia mecânica;
Como função detergente, limpando o motor.

Verifique o nível do óleo semanalmente.

Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e com o veículo em piso nivelado, retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel e insira e retire-a novamente.

O nível de óleo deve estar entre as marcas "Mín" e "Máx" gravadas na vareta, caso o nível de óleo esteja acima ou abaixo do demarcado, entre em contato com a Garage Web.

Q?

Filtro de Óleo

A.

O filtro de óleo deve ser substituído a cada duas trocas de óleo de motor mineral e em todas as trocas de óleo semissintético e sintético.

A troca de filtros nos períodos corretos previne problemas, como quebra, acúmulo de resíduos e “borras” de óleo de motor entre outros problemas.

Q?

Filtro de Ar

A.

É recomendado a verificação do filtro de ar periodicamente pois sujeiras e poeira podem danificar e prejudicar o desempenho dos veículos e também aumentar o consumo de combustível.

Q?

Filtro de Combustível

A.

O filtro de combustível é sempre recomendado a troca dentro do período estipulado por cada fabricante, mas normalmente como manutenção preventiva é recomendado a troca em média, a cada 20.000 km nos veículos a gasolina e entre 8.000 km e 10.000 km nos veículos a álcool.

Q?

Velas de Ignição

A.

As velas devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Normalmente a cada 20.000 à 30.000 km. Veículo turbinados de fábrica aumentam a pressão então recomendamos a verificação a cada 10.000 km. As velas gastas podem causar mau funcionamento do motor, aumento de consumo de combustível, aumento na emissão de poluentes e pequenas explosões nas retomadas de marchas.

Q?

Bateria

A.

As baterias existentes no mercado atualmente são baterias do tipo seladas, baterias que não tem adição de água, mesmo assim elas requerem uma atenção e um cuidado e não estão fora da manutenção preventiva, cuidado você pode ficar a pé!

Verifique se ao dar a partida o carro pega sem dificuldade, e cuidados com luzes que possam ficar acesas, radio ligado, acessórios etc, quando o carro estiver parado. Verifique também se os cabos estão limpos e sem resíduos nos polos da bateria e bem fixos.

Solicite a Garage Web que teste sua bateria ao menos uma vez por ano / ano e meio e seu funcionamento de carga e partida. peça também a verificação do motor de arranque e alternador.

Q?

Direção e freios

A.

Muita Atenção

  • Alinhamento/Geometria

O alinhamento do veículo é algo muito importante, pois ele pode representar uma instabilidade do veículo principalmente em altas velocidades, é recomendado verificar sempre junto a troca de óleo, a cada 10.000 km ou quando necessário, se sentir o volante vibrar, puxar etc, entre em contato com a Garage Web e evite acidentes.

Para um perfeito alinhamento é necessário alguns requisitos que complementam o alinhamento como uma boa suspensão, pneus de boa qualidade e estado. O balanceamento das rodas também são muito importantes, e devem ser feitos toda vez que os pneus forem desmontados.

  • Pneus e Rodas

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. Mantenha sempre calibrado de acordo com o indicado no manual, isso garante uma aderência na pista em uma frenagem ou até mesmo curva. Lembre-se, seu caso tem 5 pneus e não apenas 4, calibre sempre o seu estepe e ao calibra-lo verifique o macaco, a chave de roda, triângulo de sinalização e extintor, além de serem úteis para sua segurança são exigidos pela lei e podem dar multa.

  • Suspensão

Cuide de sua suspensão evitando passar rápido sobre buracos, lombadas valetas etc, e nunca suba em guias altas evitando danificar os pivôs da suspensão.

Evite lubrificar a parte inferior de seu carro, pois se não utilizado lubrificantes corretos eles podem ressecar as buchas da suspensão e causar danos precoce.